25/05/2014

Sonora Brasil – Tambores e Batuques no Quilombo do Campinho



O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. É considerado um dos mais importantes circuitos nacionais na difusão da música brasileira, de cunho privado, incentivando a formação de plateias, o aparecimento de novos valores e a preservação da cultura musical das regiões brasileiras.

O grupo gaúcho Alabê Ôni é formado por quatro músicos pesquisadores que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo — o Grande Tambor, e traz ao palco do Sonora Brasil repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes, manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa.
Como não houve continuidade histórica nas manifestações musicais onde o tambor de sopapo estava inserido no período colonial, especialmente nas charqueadas de Pelotas, os músicos participantes não fazem parte de nenhum grupo de tradição oral. Eles representam um movimento que congrega músicos e pesquisadores, e que vem se expandindo no Rio Grande do Sul desde a década de 1990 buscando a valorização e revitalização das manifestações musicais oriundas da matriz africana que circulou pelo estado no período da escravidão.
O grupo, formado especialmente para o projeto Sonora Brasil, é integrado pelos músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Kako Xavier.




Apoio:
AMOC – Associação de Moradores do Campinho

Realização:
Sesc – Serviço Social do Comércio

SONORA BRASIL – Tambores e Batuques
Apresentação do grupo Alabê Ôni (RS).
Dia 05 de junho (quinta feira), às 19h.
Local: Quilombo Campinho da Independência.
Entrada Franca.

Maiores informações:
Centro Cultural Sesc Paraty
24 3371 4516



Nenhum comentário:

Postar um comentário